Aprenda como abrir sua empresa médica individual
Abrir uma empresa médica individual pode ser uma excelente escolha para você, médico. Hoje você saberá tudo que é necessário para fazer isso!
Um médico pode abrir uma empresa individual?
É claro que sim!
O que é uma empresa médica individual?
Quando um médico decide que quer abrir esse tipo de negócio, na verdade, ele irá se transformar em uma pessoa jurídica, prestando seus serviços de uma forma inteiramente particular e fazendo ele mesmo a emissão das notas fiscais referentes às suas atividades profissionais.
A partir do momento em que o médico adquire permissão de emitir suas próprias notas fiscais, ele se torna um profissional autônomo.
Processo de Abertura de Empresa para Médicos
O fluxo do processo de formalização é o mesmo de qualquer outra empresa.
Devido à carga tributária muito elevada, o número de hospitais que preferem contratar médicos que exerçam sua profissão de maneira jurídica tem aumentado bastante. Isso porque acontece uma redução na tributação e nos encargos trabalhistas, não só para o hospital, mas também para o médico.
Quando o médico se encontra no estado de pessoa jurídica, ele é tributado em um dos três regimes permitidos no Brasil. São esses:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
O que é mais comumente escolhido é o Lucro Presumido, já que sua tributação fica em torno de 16,33%. Essa tributação é variável, podendo ser diferente conforme o ISS de cada município.
Já sofrendo a tributação como uma pessoa física, esse percentual chegaria em torno de 27,5%.
Outro fator que é muito importante é que a clínica ou hospital que contratam o médico como pessoa física tem a necessidade de pagar 20% de INSS em cima do valor pago. E neste caso, vemos o grande incentivo para que seja aberta a empresa médica individual.
Sobre o Processo de Abrir Empresa na área médica
Como sabemos o processo de abertura de uma empresa médica, situada na área da saúde, é muito parecido com as outras, de diferentes prestações de serviço.
A diferença encontrada na responsabilidade técnica, e, em sua forma de natureza jurídica.
Para as organizações que são formadas por sócios médicos, o mais indicado é que optem por uma sociedade simples, devido ao valor de ISS, que neste caso, acaba sendo reduzido e pago a cada 3 meses de uma forma fixa.
Agora, se o sócio da sua empresa não for um médico, o negócio terá que ser aberto como uma sociedade limitada ou, como também é conhecida, sociedade LTDA. Quando isso ocorre, a empresa tem que pagar o ISS trimestral e não pode ser encaixada como uma sociedade uniprofissional.
Obrigatoriedade da Pessoa Jurídica
É muito natural que o médico ou a médica não compreendam muito bem como deve ser feita a abertura de sua empresa médica. É importante que você saiba que existem várias obrigações fiscais, trabalhistas, contábeis e legais que devem ser realizadas por um contador.
Não importa o porte de sua empresa e nem o quão movimentada ela é; Ter uma escrituração fiscal e contábil é imprescindível.
Serviços para Empresa Médica Individual
- Prestação de Serviços em hospitais;
- Montar uma clínica médica para atender pacientes;
- Trabalhar em laboratório de análises clínicas;
- Oferecer serviços para clínicas pediatras;
- Trabalhar com registro em uma clínica compartilhada;
- Trabalhar como médico autônomo;
- Montar uma sociedade médica tributada no simples nacional.
Produtos que todo médico precisa ter para sua empresa individual
- Luvas para fazer o atendimento ao paciente;
- Cardiotocógrafo;
- Cadeira para exames;
- Medidor de Glicose;
- Estetoscópio.
Você pode abrir sua empresa médica individual e, sem sombra de dúvidas, isso trará GRANDES VANTAGENS COMPETITIVAS para você e o seu negócio!
Gostou da novidade? Agora você pode abrir sua empresa individual como médico!
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Sousa & Santos! Sucesso e até a próxima.