Veja casos de e-commerce que se tornaram um sucesso no Brasil
Não é segredo para ninguém, que o e-commerce também chamado de comércio eletrônico, está em alta na atualidade – como nunca esteve antes, e o seu futuro parece ser o mais promissor dos empreendimentos que já surgiram no mundo.
Se você está começando agora a entrar no universo virtual, ou se está cogitando a hipótese abrir um e-commerce, o primeiro passo que deve ser dado é realizar um bom planejamento, fazendo:
- A escolha do nicho certo;
- Avaliando a concorrência;
- Buscando informações sobre o seu negócio;
- Criando um layout que seja funcional;
- Usando uma tecnologia que seja capaz de garantir a estabilidade do seu site, especialmente quando acontecer vários acessos em um mesmo momento.
Nesse ramo é importante que você saiba desenvolver otimização de SEO, links patrocinados, inbound marketing, e também realize o uso adequado das redes sociais, além de outras ferramentas que são fundamentais para alcançar o sucesso do seu e-commerce.
Depois de cumpridas essas etapas, ou até mesmo antes para servir de inspiração, nada melhor do que estudar os casos de sucesso de outras marcas de comércio eletrônico.
Elas têm muito para ensinar a você e vão tornar a sua tarefa nesta missão algo bem mais fácil!
Veja os casos de e-commerce que se tornaram sucesso no Brasil!
Netshoes
Esta é uma marca criada há mais de 10 anos e com um número bem maior do que 500 funcionários, considerada um grande exemplo de e-commerce, que faz muito sucesso somente mantendo o seu foco em vendas de artigos esportivos.
A Netshoes começou somente com algumas lojas físicas em São Paulo, e logo depois virou um verdadeiro ícone do comércio eletrônico brasileiro.
Seu sucesso não se baseia apenas em seus preços competitivos e na qualidade de seus produtos, mas também na constante preocupação que a empresa tem em deixar seus clientes satisfeitos através das mídias e com o atendimento qualificado.
Amazon
Não tem como falar de casos de e-commerce que fazem sucesso no Brasil sem citar a grande empresa americana Amazon, que foi criada em 1995.
Nesse período, a internet ainda nem era conhecida por grande parte da população brasileira.
O criador da Amazon, Jeff Bezos, arriscou investir no comércio eletrônico em um período onde quase ninguém tinha o hábito de fazer compras online.
Mesmo assim, sua visão estava mais do que certa, porque com o surgimento da sua ideia de vender livros físicos pela internet, a Amazon se tornou uma enorme referência nesse nicho.
Ultrafarma
O nascimento da Ultrafarma foi no mundo físico, tendo como objetivo tornar mais fácil a vida das pessoas que procuram medicamentos que não sejam tão caros, mas que tenham qualidade.
No começo, ela fez uso velho sistema televendas, que eram vendas realizadas por telefone, porém, vendo a expansão do e-commerce, ela decidiu criar uma farmácia online, que tinha os mesmos produtos que eram oferecidos na loja física, pelo mesmo preço.
Além de seus preços serem baixos, o atendimento de qualidade e a presença frequente do proprietário da Ultrafarma em suas campanhas publicitárias, serviram de ferramentas-chave para que as vendas fossem alavancadas e o sucesso da empresa fosse garantido.
Há um tempo a empresa ainda começou a passar um programa de TV, tendo a participação e nomes importantes da música, do rádio e da televisão, com a participação de profissionais da saúde que oferecem dicas essenciais para os clientes.
Absorver essas ideias é uma excelente maneira de tornar mais forte o seu comércio eletrônico. É bom lembrar que todas essas e muitas outras atuam com artigos em blogs, anúncios pagos e gratuitos, e participações ativas nas redes sociais, gerando conexão e visibilidade da marca!
E aí? Ficou mais inspirado e mais empolgado para continuar com a sua ideia empreendedora?
O primeiro passo para o seu sucesso vem do acreditar que é possível!
Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a Sousa & Santos! Somos uma empresa especializada na contabilidade para e-commerce.
Que tal aproveitar dicas de como fidelizar e aproximar o seu público-alvo da sua loja virtual?
Muito sucesso e até breve!