skip to Main Content
Passo A Passo De Como O Dentista Autônomo Pode Declarar O Imposto De Renda

Passo a passo de como o dentista autônomo pode declarar o imposto de renda

Hoje falaremos sobre um tema de grande importância e que, ao mesmo tempo, gera muitas dúvidas: como o dentista autônomo pode declarar o imposto de renda?

Chegou a hora de declarar seus rendimentos, e o profissional liberal da área odontológica deve fazer sua declaração de forma específica, se atentando para todas as despesas relacionadas ao seu trabalho e que podem ser deduzidas no imposto de renda, podendo, assim, reduzir o valor do tributo pago ou até mesmo aumentar o valor a ser restituído.

Algumas regras podem mudar quando se declara valores de serviço realizados para pessoa física e para pessoa jurídica, outras são iguais para todos os lançamentos. É preciso verificar com o contador.

E diante de dúvidas que possam surgir, segue o passo a passo para ajudá-lo a fazer sua declaração de imposto de renda sem sustos e nem erros.

         1-Dentistas que prestam serviços a empresas:

Se você presta serviços a uma pessoa jurídica, precisa receber um informe de rendimentos, e com base nas informações especificadas no documento, lançar na declaração o nome e o CNPJ da instituição, o IR retido na fonte e o INSS recolhido pela empresa contratante. Pois, assim como para os colaboradores assalariados, a empresa contratante é a encarregada de recolher o imposto na fonte relativo aos serviços que prestou, de acordo com uma tabela vigente utilizada para a tributação de salários.

        2-Dentistas que prestam serviços para pessoa física

Quando os rendimentos a serem declarados forem provenientes de pessoa física, ou seja, aqueles que vão diretamente até o consultório, essa informação precisa ser inserida na ficha de rendimentos tributáveis, recebidos de pessoa física.

Sendo assim, o profissional liberal é o responsável por recolher o imposto todo mês, através do programa Carnê-Leão, onde o I.R é calculado e é emitido uma Darf (documento pelo qual se faz o pagamento do tributo), que pode ser paga em qualquer instituição bancária. E na hora de declarar, é só importar os valores para o programa que gera a declaração.

Impostos atrasados devem ser emitidos por outro programa, o Sicalc, que efetua cálculos de multa e juros correspondentes ao período de atraso, deixando o ajustado para ser pago também em qualquer agência bancária.

É importante lembrar que informar o CPF dos clientes é obrigatório, ou seja, cada cliente deve ser declarado individualmente.

Em casos de pacientes que não são responsáveis pelo pagamento do serviço, também devem constar na declaração suas informações, como nome e o número de seu documento, ou seja, devem constar os dados do cliente que recebeu o serviço e do responsável pelo pagamento, caso sejam pessoas distintas, ambos devem ser apontados no relatório, pois sem essas informações não é possível transmitir a declaração de imposto de renda

        3-Sobre as deduções:

Recibos de prestação de serviço a pessoa física emitidos em seu consultório podem deduzir várias despesas essenciais para o desenvolvimento do seu trabalho. É importante que se mantenha um livro-caixa, com todos os lançamentos das despesas básicas e indispensáveis para o prosseguimento das atividades cotidianas do estabelecimento, que são: aluguel, água, luz, material de escritório e etc.

Outras despesas que também podem ser deduzidas são elas:

  • Benfeitorias ao imóvel que não forem ressarcidas pelo proprietário;
  • Palestras;
  • Congressos;
  • Roupas especiais;
  • Propaganda de atividades profissionais;
  • Seminários;
  • Pagamentos a terceiros (que estejam diretamente ligados a atividade exercida);
  • Pagamento de colaboradores ou sem vínculo empregatício.

O registro em livro caixa é importante para profissionais autônomos que prestam tanto os serviços para pessoa física quanto para pessoa jurídica, lembrando sempre de guardar todos os comprovantes lançados.

Como pode observar, existem algumas etapas e regras que devem ser cumpridas para a declaração de imposto de renda para dentistas, assim, seguindo o passo a passo corretamente, não haverá nenhum problema direto com o Leão!

Que tal saber mais sobre alguns softwares para aprimorar a gestão da sua clínica ondontológico?

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Somos a SOUSA E SANTOS – uma Empresa de Contabilidade especializada em Médicos, Dentistas e E-commerce! Temos as soluções que você precisa para aumentar a lucratividade e a produtividade do seu negócio. Vamos conversar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top