Dicas de como fidelizar e aproximar o público de seu e-commerce
Será que você está conduzindo seu e-commerce de uma forma que consiga fidelizar seu cliente?
Conforme dados publicados pelo Sebrae, em média, 65% das vendas que são feitas por uma empresa acontecem graças a clientes que já estão fidelizados.
Sabe o que isso significa?
Significa que seus clientes mais antigos são os que mais geram lucros para o seu comércio eletrônico.
É por essa razão que fazer com que sua taxa de fidelização seja mais alta, é algo tão importante.
Quer saber como você pode fazer isso?
Veja nossas dicas de como fidelizar e aproximar o seu público de seu e-commerce!
Tenha uma lista de e-mails de qualidade
Ter uma lista de e-mails de qualidade é algo muito útil para quem deseja fidelizar clientes. Porém, fique atento e não confunda quantidade com qualidade!
É mais do que necessário que essa lista contenha e-mails de pessoas que realmente atendam suas expectativas de público-alvo e que, de forma voluntária, queiram fazer parte dela.
Mantenha os seus clientes atualizados sobre o status das compras
Clientes que ficam satisfeitos com seus processos de compras voltam, sem dúvida alguma.
Uma boa maneira de fazer com que haja uma real satisfação por parte deles, é oferecer a possibilidade do consumidor ficar sabendo de todos os processos pelos quais a compra dele está passando.
Procure enviar e-mails e o código de rastreamento para o seu cliente. A probabilidade de ele voltar a fazer negócio com você será bem maior dessa forma.
Atenção aos prazos de entrega
Nada de fazer promessas que você não pode cumprir. Se sua intenção é fidelizar seu cliente, você tem que ficar atento e respeitar os prazos estipulados no seu site para a entrega do produto.
Se possível, faça com que o produto chegue antes do prazo mencionado, pois dessa forma, o cliente verá sua loja com bons olhos e voltará para comprar com você.
Faça um bom pós-venda por e-mail
Depois que o produto for entregue e o cliente já estiver com ele em mãos, mande um e-mail pedindo a ele seu nível de satisfação com o atendimento da loja.
Lembre-se que só é possível fidelizar aquilo que você valoriza. Não existe forma melhor de fazer isso do que demonstrando que se importa com a opinião do seu cliente, e mostrando o quanto sua empresa está preocupada em melhorar seus serviços, para atendê-lo da melhor maneira possível.
Ofereça benefícios
Para que seja possível criar um alto nível de satisfação por parte dos seus consumidores, você tem que levar até eles algumas vantagens que eles não consigam em nenhum outro site.
Uma boa ideia é enviar cupons de descontos em produtos quando for o aniversário do seu cliente ou oferecer frete grátis em alguma ocasião.
Pense: o que o consumidor quer é ser tratado como se fosse especial. E, de fato, ele é! Porque é ele o responsável pelo lucro que você consegue no seu comércio eletrônico.
Invista neles!
Interaja com os seus clientes
Redes sociais são ferramentas maravilhosas e com grande capacidade para te proporcionar uma fidelização de seu público-alvo.
Só que para que essa estratégia funcione da maneira certa, você tem que postar assuntos que agreguem valor e sejam realmente interessantes para o seu consumidor. Sem contar, que tudo o que ele comentar ou as mensagens que ele te enviar, devem ser respondidas o mais rápido possível.
Não é difícil fidelizar seu cliente e aproximá-lo do seu e-commerce, é só algo em que você tem e precisa investir de forma assertiva. E, pode fazer sem medo porque traz bons resultados.
Se precisar de ajuda, é só falar com a Sousa & Santos! Somos uma empresa especializada em contabilidade para e-commerce e estamos prontos para te ajudar com o que você precisar!
Aproveite e descubra como tornar a logística do seu e-commerce mais eficiente!
Sucesso, um abraço e até logo!